"O que é que se passa de errado com o Universo" ou "Top 6 do odioso"
1 - Ventoinhas. Ventoinhas são aquilo que de mais diabólico existe no universo. Sacrificar criancinhas a Satanás depois de as sodomizar é quase tão diabólico quanto ventoinhas, mas ainda fica assim um tanto aquém.
2 - Ventoinhas. Ventoinhas são tão más que podiam consistir no elemento único de uma lista das 1000 piores coisas do universo, e nem mesmo assim se chegava perto de dizer quão más são.
3 - Microcontroladores. Quando um cliente compra um carro, se o carro resolver não pegar ou for abaixo assim do meio do nada o cliente pode ir à loja e reclamar com razão. Venderam-lhe um produto defeituoso, e o vendedor está bem fodido. Se o cliente comprar um computador, o computador pode crashar por um problema qualquer de software ou hardware, que já está tudo bem desde que não esteja sempre a acontecer - "desligue e volte a ligar". Ninguém vos vai devolver o dinheiro. Quando o cliente compra um microcontrolador, é como seguir o raciocínio do computador e ir um bocadinho mais além - essencialmente é como comprar um carro que só anda quando a temperatura se encontra entre 24ºC e 25ºC e que não pode ter o travão de mão puxado quando se liga ou não pega. Mas o comprador não sabe disso. Tudo o que o comprador sabe é que o folheto publicitário dizia "Sente-se ao volante do seu Tetramaxor TriTurbo 500, baixe o travão de mão e prepare-se para uma tarde de outono que nunca esquecerá". Se ele seguir as instruções à risca, o carro funcionará um número aceitável de vezes (mas nem sequer todas). Se o cliente quiser explorar as pontencialidades da sua nova aquisição - bom - temos pena.
"- Olhe, o meu carro não pega
- Seguiu as instruções à risca?
- Bem... não, mas nas instruções falava numa tarde de outono e estamos no verão, e eu gostava de lev...
- Pois, estamos ao corrente do problema do Verão. Alguns (alguns!) dos nossos clientes já nos informaram e estamos a fazer os possíveis para o resolver. Até lá tente o outono."
Caveat emptor. Ou em bom português - "Fode-te aí, porco". Microcontroladores são obra do demo.
4 - Electrónica analógica. "Sim" e "não" é que é. Imaginem se de cada vez que convidavam uma rapariga para sair tivessem que calcular o "nível de saída" dela para saber se iam a algum lado ou não. O lugar de coisas como "espelhos de corrente" é em jardins zoológicos, não em esquemas que me vêem parar às mãos. Puta que os pariu.
5 - Programação. Acho que o principal defeito da programação é a falta de feedback - o nosso código não ter consciência e um instinto de sobrevivência, para quando ele faz coisas estupidamente desnecessárias aprender com os erros. Lembram-se daquele puto de óculos da preparatória que estava sempre a corrigir o português de toda a gente? "Não é távamos, é estávamos", "Não é bué, é muito". Lembram-se do que lhe aconteceu?
6 -
1 Comments:
Ao diabo com as ventoinhas!
Enviar um comentário
<< Home