quinta-feira, novembro 9

Porquê porquê?

É uma obsessão tão humana querer explicar tudo. Tornarmo-nos poderosos descobrindo como é que se manipula os mecanismos de tudo. O mundo está nas mãos dos powergamers. Outrora foi de príncipes e sacerdotes, mas hoje é dos powergamers. O mundo consiste agora de uma infinidade de oportunidades a serem identificadas, exploradas e optimizadas. Optimização é a palavra. Fazer mais com menos. Tirar muito do pouco. Reduzir o que sai, aumentar o que entra. A menos que seja lixo. Não, até já com o lixo. Optimizamos no lixo. Optimizamos nos jogos. Optimizamos no desporto. Até há pessoas que optimizam o cagar. Não existe área ou coisa que esteja para além da optimização. Com o conhecimento suficiente (e internet é conhecimento) é sempre possível definir uma via que é a optimal. Não há o caminho da água, e o caminho do tigre e o caminho do dragão e do louva-a-deus como nas artes marciais de antigamente. Isso era na Idade das Trevas. Hoje há simplesmente O caminho. Porque todos os outros são sub-optimais e portanto errados.

É uma noção tão aberrante assim uma pessoa saber qual é o melhor caminho e escolher outro voluntariamente? Errar por opção é assim tão absurdo?

Quantas pessoas que vocês conhecem é que fumam? Quantas dessas pessoas é que vivem na selva para não saberem que fumar faz mal? Acham que elas fumam porque não sabiam? Porque as obrigaram? Porque tiveram pressão social para o fazerem? Nunca vos passou pela cabeça que elas se calhar fumassem porque lhes apetecia, sabendo de antemão que ao fazê-lo estavam a prejudicar a sua saúde?

Vocês acham que as pessoas que se suicidam estão com "as ideias nubladas"? Não estão a pensar como deve ser? Uma pessoa não pode querer fazer algo que não está certo só porque sim?

Vivemos na ditadura da razão. Tem sempre que haver uma razão. Se as coisas são como são, tem que existir um porquê. Eu não posso mijar do nono andar directamente para a rua só porque me apeteceu. Tem que haver uma razão para isso. Estou a tentar afirmar-me. Ou tenho uma desordem qualquer. Um fetiche. Os meus pais abusaram de mim. Não posso pura e simplesmente mijar porque a dada altura a sinapse joão disse à sinapse carlos "olha lá, e se mijássemos do nono andar para a rua?". A sinapse joão tem que ter um plano maquiavélico para dominar o mundo que começa por mijar dum nono andar. Não pode ter sido uma coisa ao acaso, não, deus nos livre!!!!

Porquê porquê? Porquê sempre porquê?