Noite de São Martinho
Hoje é noite de São Martinho. Bom, será depois de passar o dia. Reza a tradição que se coma castanhas e beba jeropiga.
Eu na verdade não sabia que era noite de São Martinho - eu nunca sei quando são estas merdas. Sei o natal, sei o ano novo, e acho que prái dia 4 é noite de reis. Nunca percebi muito bem esta história de fazerem festas em datas específicas todos os anos - é como os aniversários, também nunca percebi muito bem o porquê. Aliás, também nunca percebi muito bem a necessidade das pessoas se cumprimentarem todos os dias com um aperto de mão ou dois beijinhos. "Olá, é muita fixe que não tenhas morrido de ontem para hoje e estejas aqui agora. Tive imensas saudades tuas nas últimas 16 horas!". Hã? Um "Olá" não basta? Somos todos bipolares e temos de fazer uma granda farra de cada vez que nos vemos?
Voltando às ocasiões anuais - no fundo os santos, os aniversários e todos esses eventos não são mais do que desculpas para se fazerem festas. Parece-me um bocado patético precisarem-se de desculpas para se fazerem festas. Lembra aquelas histórias do sofrimento cristão, em que um bom cristão nunca pode estar verdadeiramente feliz senão quando está a rezar ou a assistir à missa. Porque o prazer é pecado, e jesus morreu na cruz no meio de enorme sofrimento porque somos uns pecadores de merda e por isso temos que nos arrepender e viver a vida toda em miséria auto-infligida. Eu sei que o argumento é um bocadinho mais sofisticado do que isto, mas pode-se reduzir a estes traços gerais e neste momento teologia não é um tema que me apeteça abordar a fundo.
Tudo isto para dizer que as pessoas altamente tradicionais que me lembraram que hoje vai ser noite de são martinho vão muito provavelmente fazer aquilo que fazem em todos estes eventos - embriagarem-se. E eu vou embriagar-me com eles. Provavelmente mais do que eles, porque eles são uns franguinhos e bebem assim uns poucos copitos e já estão que não podem. E isto vai completamente de encontro ao meu argumento que festas anuais são só desculpas para fazer a mesma merda de sempre.
Mas hoje vai ser difrente! Hoje embriagamo-nos com jeropiga. O senhor seja louvado!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home